GamefossCarregando...

Quem tem 20 anos ou mais deve se lembrar de quando era criança e se juntava com os amigos para jogar o Playstation, quem é mais velho certamente lembra da época dos fliperamas. Tirar aquele X1 no Mortal Kombat, chamar os parças para jogar Battletoads ou até mesmo revezar o controle no God of War com o método “morreu – passou”. Pois agora, pergunto ao leitor, qual foi a última vez que você se reuniu com a galera para jogar videogame?

Nesses longínquos anos a internet no Brasil era apenas um bebê e juntar a galera pessoalmente era, para muitos, a única forma de se jogar multiplayerCom o passar do tempo, a internet se popularizou e, com ela, os jogos online começaram a tomar conta do mercado e, hoje em dia é até difícil de encontrar jogos para as novas gerações de consoles que não possuam algum modo de jogo online. Chegamos a discutir isso em nosso podcast.

Difícil encontrar, no entanto, algo que nos faça relembrar a nostalgia que era juntar a galera na sala para jogar. Claro que jogos de luta, corrida, tiro e esporte ainda possuem seu clássico modo multiplayer local (também conhecido como modo versus), há exceções como Forza Horizon 4 (um dos mais famosos jogos de corrida para o Xbox One), que toda interação com outras pessoas é exclusivamente online.

Controles do Nintendo Switch

Longe de querer demonizar a internet ou os jogos online, é importante salientar que existe público para todos os tipos de modo multiplayer, incluindo este clássico modo de juntar amigos na sala (chamado de couch co-op) e uma empresa que merece notoriedade por investir neste segmento é a Nintendo. A Big N com o seu (nem mais tão) novo console, o Nintendo Switch, deixa claro qual a proposta deste produto:  Poder Levá-lo para qualquer lugar e jogar com os amigos, não à toa que já vem com um controle que se divide em dois.

Uma coisa é certa, os jogos da companhia sempre foram maravilhosos para jogar com os amigos e isso não é diferente no Switch. Com o console você e seus amigos vão poder salvar a princesa junto aos irmãos Mario, jogar o terrível casco azul do Mario Kart nos amigos, passar pelas aventuras de Donkey Kong Diddy, descer a porrada no Super Smash Bros e acabar com a amizade no Mario Party.

Outro fator que se destaca neste quesito é o suporte que a Nintendo está oferecendo aos desenvolvedores indies, a empresa descobriu o potencial de público que esses jogos podem atrair e está oferecendo suporte para que as desenvolvedoras menores lancem seus jogos com algum tipo de multiplayer local. Como exemplos notórios temos: Stardew ValleyCave Story+The Escapists 2Kingdom: Two Crowns e Yooka Laylee.

Publicidade
Publicidade