Jared “ProJared” Knabenbauer, até o início da semana tinha 1 milhão de inscritos no seu canal principal e 317.000 inscritos em seu canal de gameplay. Ele começou sua carreira trabalhando em uma pequena loja da GameStop, enquanto investia seu tempo estudando teatro de improviso e comédia.
Ele saiu da loja quando foi trabalhar na ScrewAttack fazendo o programa Hard News, completamente comandado e dirigido por ele. Ele foi conquistando espaço e prestígio no lugar enquanto estava na ScrewAttack, sendo um dos preferidos do público e fazendo muitos contatos que o ajudariam posteriormente, como veremos.
Em 2010 foi inaugurado seu canal chamado Projared, com seu vídeo sobre Two Worlds, já recebido muito positivamente, especialmente na época da ascensão desses tipos de vídeos, com PeanutButterGamer e Jontron já traçando seus perfis no youtube. Essa era a gênese do que depois conheceríamos como Normal Boots, um aglomerado dos maiores game reviewers da internet, perdendo talvez apenas para TheAngryJoeShow e The Angry Video Game Nerd.
Jared logo foi criando um público muito fiel, que gostava do seu perfil mais calmo e que falava com mais propriedade dos jogos que ele abordava. Ele também trouxe diversas opiniões fortes a favor do feminismo e tinha um relacionamento aparentemente muito feliz com a sua esposa Heidi O’Ferrall. Em 2018 ele atingiu seu primeiro milhão de inscritos no seu canal principal, e finalmente começou a falar sobre a sua luta com a depressão e como muitas vezes ele não se sente digno de prazer ou de felicidade por conta da sua condição. Isso se traduziu muito bem quando ele só lança mais um vídeo de review durante o resto do ano, e foca mais em seu canal de gameplays.
Mesmo com o hiato no canal principal, seu canal secundário, Projared Plays trazia ótimos resultados com suas séries de RPG e de jogos de aventura. Especialmente as séries Randomized, onde ele jogou The Legend of Zelda, The Legend of Zelda II: Adventure of Link e The Legend of Zelda: Link to The Past mas com mapas, inimigos e tesouros completamente trocados de lugar aleatoriamente, trazendo novos desafios e conquistando o público rapidamente pelas suas reações.
Jared naquela época tinha uma reputação invejável: seus vídeos de review eram alguns dos favoritos do público do NormalBoots, seu canal estava crescendo muito bem e seu canal de gameplays conseguia às vezes quase 200.000 visualizações por semana. Tudo ia bem e parecia que eventualmente ele voltaria a publicar vídeos em seu canal principal e ter a constância de conteúdo dos seus melhores anos (2015 e 2016).
Chegamos em 2019 e o padrão de 2018 se repete: nenhum vídeo no canal principal, mas o canal de gameplays seguia forte. Ao mesmo tempo, Jared durante suas sessões no twitch começou a levantar suspeitas de que algo estava errado: Heidi O’Ferrall aparecia menos e menos, e até mesmo o gato do casal, Ares, não entrava mais no estúdio ou subia no colo dele. Um fã inclusive apontou que gestos característicos do Jared, como limpar a roupa e tirar pelo de gato da boca, não aconteciam mais e os fãs concordaram que aquilo era diferente, mas ninguém pensou que a seriedade da situação seria tanta.
A bomba só explodiria entre os dias 8 e 9 de maio, quando Jared publica que ele e Heidi iriam se separar. Sua mensagem alega que o relacionamento estava desgastado e eles haviam tido uma decisão mútua de encerrar o casamento. Heidi logo em seguida fica sabendo disso e resolve expor o ex-marido, contando detalhadamente os abusos e mentiras que permeavam os últimos meses dos dois juntos.
Tudo começou quando em 2017 a casa em que eles moravam desabou, contaminando seriamente todo o material de trabalho dela e tirando a moradia deles duas semanas antes de se mudarem para outra casa. Naquela época, Ross (RubberRoss, do time do Game Grumps) e Holly (CommanderHolly no youtube e twitch) os abrigaram dentro de sua casa até tudo se acertar. Naquela época, Holly, Jared e Heidi se tornaram muito amigos, com Jared e Holly se juntando com Nathan Sharp (NateWantstToBattle), Anna Prosser e Chris Perkins e formado o Dice, Camera, Action! Onde eles transmitiam uma partida de RPG do formato Dungeons & Dragons.
Na época tudo ali parecia muito inocente, mas já havia sinais de que o comportamento de Jared era suspeito, desde 2016, quando ele criou um Tumblr para publicar fotos sugestivas e receber fotos de fãs, tudo com o consentimento de sua esposa – desde que essas fotos não fossem de fato nudes. -, limite que ele ultrapassou ainda em 2017 de acordo com as fotos compartilhadas no twitter e os testemunhos dos fãs, quando foi criado o SinJared, onde ele publicava as fotos que recebia dos fãs e algumas das fotos dele. Em uma das fotos Jared exibe suas genitálias dentro do estúdio onde ele fazia suas sessões no twitch e gravava seus vídeos de gameplay. O mais sério, no entanto, é que há registros de Jared influenciando menores de idade a participar disso, e até enviando fotos não solicitadas a eles. Há relatos de um fã que pediu para Jared não publicar suas fotos, e ele o fez mesmo assim.
Depois disso, Jared começou a se afastar mais e mais de sua esposa e convencer de que o relacionamento deles não ia bem por culpa dela, por seu temperamento, seu comportamento suspeito e sua carência. Pessoas que frequentavam a casa ainda compartilharam que às vezes viam Heidi chorando em um canto e Jared completamente em silêncio do outro. Aquilo era um claro sinal de que algo estava errado.
O que nos traz de volta à retaliação de Heidi em relação à publicação de Jared. Ao saber que seu ex-marido a havia bloqueado no twitter e feito uma publicação sem o seu consentimento (coisa que Jared aparentemente não sabe muito bem respeitar, apesar de ter colocado uma máscara pró-feminista e falado com muita propriedade do assunto durante seus anos como youtuber), ela expõe que descobriu que Jared tinha um caso com Holly na época em que ela ainda era casada com Ross (sim, a mesma Holly e Ross que os abrigaram em um momento de crise). Havia nudes e descrições detalhadas dos encontros dos dois no antigo celular de Jared que datavam de setembro e outubro de 2018, mesma época em que Ross e Holly se separaram.
Atualmente Jared já foi expulso do NormalBoots e diversos ex-amigos deles já se manifestaram em favor de Heidi. Mesmo assim, sinais da sua manipulação foram exibidos quando Furst Lee e Austin Hargrave (PeanutButterGamer) vieram em defesa do amigo, acreditando ainda na versão contada por ele, mas recuaram e pediram muitas desculpas para Heidi após tudo se esclarecer.
Ao momento desta publicação, seu canal principal está caindo para menos de 900 mil inscritos no canal principal e 250 mil no canal de gameplay. Jared não se manifestou após a retaliação e a comoção online, e Holly tornou todas as suas contas de redes sociais privadas.
Fontes:
https://kotaku.com/youtuber-projared-accused-of-sexually-soliciting-fans-1834650673